5 Motivos para alugar uma Cama Hospitalar

Seja por conta de uma lesão, fratura, pós-operatório, doença crônica ou até algum tipo de deficiência, são inúmeros os motivos que levam as pessoas a passarem um tempo acamadas. E apesar de ser muito mais cômodo se recuperar em casa, é necessário todo um cuidado especial para garantir a eficácia do tratamento e recuperação do paciente.

 

Uma cama normal pode até ser confortável, inclusive no âmbito da familiaridade com o local, mas muitas vezes estão longe de ser uma opção saudável e segura.

 

A alternativa é optar pelo uso de uma cama hospitalar, porém, muitas pessoas ainda têm preconceito com o objeto, que carrega um estigma associado ao ambiente de hospitais e relacionado à aparência.

 

Se você é uma delas, separamos cinco bons motivos que vão te convencer a usar uma cama hospitalar ao invés da cama normal, vamos lá?

 

É uma opção mais saudável

Sem dúvida, o item mais importante a se considerar são os ganhos a saúde, como: evitar riscos de lesões por pressão (feridas e escaras), poupar problemas na coluna vertebral, não forçar as articulações, ajudar nos movimentos respiratórios, reduzir problemas de refluxo e o risco de engasgo.


 

Ainda relacionado à saúde, as camas hospitalares auxiliam no trabalho das equipes multidisciplinares. Pois, sendo possível posicionar da melhor maneira o equipamento de acordo com o procedimento a ser realizado, facilita desde a alimentação e administração de medicamentos até sessões de fisioterapia, etc. Garantindo dessa maneira, maior sucesso nos tratamentos e processos de recuperação.

 

Dá maior segurança

Os modelos de cama hospitalares contam com trilhos laterais ou grades de proteção, que evitam inúmeros acidentes, seja um deslocamento acidental ou até possíveis quedas. Além de oferecer suporte para subir e descer da cama, facilitando a mobilidade do paciente de forma segura.

 

Facilidade para higienizar

A higiene é um dos itens mais importantes no tratamento domiciliar, sendo necessário desinfetar todos os utensílios e móveis do quarto, pois evita infecções e contaminações causadas por germes e bactérias. Por isso, a estrutura das camas hospitalares, geralmente em aço, é projetada para facilitar a higienização.

 

Maior conforto

À primeira vista, a cama comum pode parecer mais confortável. No entanto, as opções de ajuste de posição e altura na cama hospitalar proporcionam a curto e longo prazo muito mais comodidade ao usuário. Alternar a elevação da cabeça, por exemplo, permite que o paciente faça as refeições de forma mais tranquila e segura. Isso sem falar nas atividades de rotina, como ver TV, ler e conversar.


 

E não só, traz mais conforto para o paciente como também para os cuidadores. Além de facilitar a rotina, dando agilidade aos procedimentos, ajustar a cama na altura adequada para trabalhar evita problemas como dor nas costas, lesões por esforço repetitivo e etc.

 

Facilidade para mover

É comum, durante a rotina domiciliar, que seja necessário mover a cama para lugares diferentes. Ou ainda, pequenas movimentações para facilitar os cuidados com o paciente. Por isso, as camas hospitalares contam com rodinhas, que facilitam a movimentação. Diferente das camas regulares, que precisam de muito esforço e às vezes mais de uma pessoa para serem movidas.


 

Agora que você já está considerando usar uma cama hospitalar, saiba quais os itens devem ser observados:

Peso: embora suportem mais peso que as camas comuns, cada modelo têm um limite especifico a ser observado.

Espaço disponível no ambiente de instalação: a cama deve caber de maneira que exista um espaço nas laterais. Facilitando os procedimentos e a movimentação dos cuidadores.

Estado clínico: o nível de complexidade dos cuidados envolvendo o paciente pode requerer um tipo específico de cama.

Idade: as limitações causadas pela idade do paciente, somadas as dificuldades motoras, são extremamente relevantes na escolha do equipamento.

Nível de dependência do paciente: os modelos oferecem mais autonomia, ou segurança, dependendo da necessidade do paciente.

Tempo de utilização do equipamento: o período de tempo de uso, tanto durante o dia quanto ao longo da vida do paciente, influencia diretamente nas necessidades a serem atendidas pelo aparelho.

É preciso observar esses fatores na hora da escolha, levando sempre em consideração a qualidade de vida que será oferecida ao paciente.

Se já está convencido da eficiência e comodidade da cama hospitalar, mas ainda está se questionando quanto ao valor do investimento, talvez seja uma boa opção você considerar o aluguel do equipamento que:

Evita gastos de aquisição;

Garante o melhor custo-benefício;

Permite que você use um equipamento mais moderno por um valor acessível;

Oferece acesso ao equipamento pelo período necessário.

E não só quem se preocupa com o preço, pode optar por alugar. Existe uma série de vantagens, que podem te fazer considerar essa opção, como:


Adaptação

É excelente para quem, ainda não tem certeza de qual modelo é o mais adequado, pois permite que você experimente diversas opções desde as mais simples até as mais modernas antes de fazer uma escolha definitiva.

 

Suporte

Além disso, o serviço de locação conta com uma equipe de suporte que auxilia em todo o processo desde a escolha, instalação e até manejo. Facilitando assim a adaptação, não só do paciente como dos cuidadores também.

 

Manutenção

Um equipamento hospitalar necessita de manutenção especializada constante, para garantir o pleno funcionamento, segurança e a durabilidade do aparelho. No caso do aluguel esse é um custo e um trabalho com o qual você não precisa se preocupar, uma vez que a responsabilidade fica por conta da empresa de aluguel. 

Na Acolher em Casa Home Care , em caso de defeito, manutenção ou necessidade de troca do produto, o serviço é feito em até 24 horas. 
 

Entrega e retirada a domicílio

Não é preciso esperar dias para chegar, ou ainda ter que se preocupar com o que fazer com equipamento depois que não precisar mais usar, tanto a entrega quanto a retirada são feitas à domicilio em até 24 horas.

 


 


 

Categorias